logo

Braço da canadense Constellation chega a 12 aquisições no Brasil

Equipe Vela Latam • January 22, 2024

A empresa tem adotado estratégia de compra total de empresas, mas sem grandes interferências na operação.

Gigante canadense de softwares, a Constellation está fazendo do Brasil uma de suas estrelas. Uma de suas seis grandes divisões, a Vela tem feito aquisições em ritmo acelerado no país. Diante do avanço dos investimentos na região, a subsidiária desmembrou uma nova subdivisão, na pandemia, em meados de 2020, para atender mais de perto as demandas. Desde então, a Vela Latam já fez 16 aquisições em países latino-americanos, das quais 12 no Brasil.


A mais recente aquisição no país — a 12ª, no caso — acaba de ser fechada. Trata-se da Servcom, uma empresa familiar fundada há quase 40 anos em Belo Horizonte e que se especializou no desenvolvimento de softwares e soluções tecnológicas para cartórios. São cerca de 150 clientes atendidos pela plataforma, a maioria no segmento de registro de imóveis.


A companhia mineira tem o exato perfil do que a empresa canadense tem buscado no Brasil. "Nossa vertical adquire softwares em mercados verticais, mas com o diferencial de adquirir para perpetuidade, não é lógica de venture capital nem o M&A clássico. A gente trabalha para manter as empresas independentes e autônomas. Esse acaba sendo um apelo pra quem tem empresas mais tradicionais ou familiares", explica o CEO da Vela Latam, Paulo Felipe Martins, ex-Deloitte e Datamine.


O CEO da Servcom, Bernardo Lara, que já fazia parte da direção da empresa antes do M&A e assumiu o comando após a chegada da Vela, conta que a companhia vinha enfrentando um desafio de sucessão e que por isso o assessor de investimentos dos sócios já estava buscando possíveis interessados. “A proposta da Vela casou muito bem, porque tem essa filosofia de manter a equipe e a operação como está. Os sócios queriam manter isso.”


Primeira adquirida do grupo no país, a catarinense Aurum, focada em escritórios de advocacia, também se beneficiou da estratégia da Vela, que consiste em adquirir totalmente as empresas, mas manter a cultura e estratégia inalteradas. Além disso, a rede de network entre os fundadores e executivos das adquiridas é trabalhada como um ativo do grupo.


"A Vela preza pela independência, saúde e sustentabilidade das empresas, por isso não interfere em estratégia, cultura ou mesmo no dia a dia da operação", conta Marcela Quint, CEO da Aurum. "A sinergia com o grupo trouxe para nós muita maturidade nos últimos anos, nos beneficiamos muito das trocas com as demais empresas do grupo e dos profissionais renomados."


Na bolsa de Toronto, a Constellation Software vale 77,5 bilhões de dólares canadenses. No portfólio do grupo, estão mais de mil empresas adquiridas ao redor do mundo. A Vela Software, uma das seis principais divisões da holding e controladora da Vela Latam, detém 200 startups no ecossistema.


Também pelos segmentos em que procura operar, a Vela tem encontrado mais oportunidades no Brasil. Com um mercado legal complexo e burocrático, mas em pleno processo de digitalização e inovação tecnológica, o país tem se destacado pelo grau de avanço dos produtos. Já são cinco empresas do segmento jurídico e outras três em contabilidade. A holding espera encerrar o ano de 2024 com entre seis e oito novas aquisições na região.


"Ainda existem muitos problemas não resolvidos e muita oportunidade, mas é fato que somos um dos países mais desenvolvidos em tecnologia para a área jurídica. Boa parte dos demais países da América Latina ainda não digitalizou muitas etapas de um processo jurídico", diz Quint.


No ramo de cartórios, o desafio talvez seja maior. “Não é todo dia que abre um novo cartório. É um mercado restrito, mas que ainda é bem descentralizado”, avalia Lara, da Servcom. Os setores de saúde e agronegócio também são fortes candidatos para novos investimentos da Constellation no país.

Veja mais no blog

Marcelo Lourecin
24 de março de 2025
Shift agora faz parte da Vela LatAm
Por Denize Nascimento 22 de novembro de 2024
A Vela LatAm adquiriu a Fácil, tradicional empresa de software catarinense. Com a Fácil, a Vela Latam completa 17 aquisições em países latino-americanos. A Fácil, uma empresa familiar fundada em 1987 em Blumenau (SC), se especializou no desenvolvimento de softwares e soluções tecnológicas para a área jurídica, atendendo departamentos jurídicos de grandes empresas e médios e grandes escritórios de advocacia. A Vela, que investe e gerencia empresas de software de vertical, tem encontrado muitas oportunidades no Brasil. Com um mercado legal complexo e burocrático, mas em pleno processo de digitalização e inovação tecnológica, o país se destaca pelo avanço de seus produtos. “A Fácil sempre primou pela atualização tecnológica de seus produtos, o contato muito próximo com seus clientes e a possibilidade de personalizações que deixam o produto adaptado às características e peculiaridades do cliente e não o inverso”, afirma Carlos José Pereira, um dos sócios fundadores da empresa. Com esta aquisição, a Vela reforça seu compromisso em expandir a vertical de lawtechs no Brasil. “O mercado de tecnologia jurídica no Brasil está em pleno crescimento, e este movimento, iniciado em 2019 com a aquisição da Aurum, seguido por outras quatro aquisições e agora pela Fácil, demonstra que ainda há muitas oportunidades promissoras neste segmento no país”, afirma Salvatore Bruno, PM da vertical de Legal da Vela LatAm. Faz parte da estratégia da Vela manter o quadro funcional diretivo da empresa, incluindo os executivos diretamente ligados à operação, que continuarão à frente do negócio, preservando a cultura e as práticas que levaram a empresa ao sucesso ao longo de décadas de mudanças tecnológicas.  Paulo Felipe Martins, CEO da Vela LatAm, expressou entusiasmo com a nova aquisição: “Estamos muito felizes em dar as boas-vindas à Fácil ao nosso grupo. A trajetória da empresa, sua dedicação à inovação e o foco em atender as necessidades de seus clientes são características que admiramos profundamente. A Fácil é uma peça fundamental para a construção da nossa vertical de tecnologia jurídica no Brasil, e estamos confiantes de que, juntos, alcançaremos grandes resultados.”
12 de junho de 2024
Esta parceria também visa fortalecer e expandir a presença da Vela LatAm no Brasil e na América Latina

Assine nossa newsletter
e receba atualizações exclusivas diretamente na sua caixa de entrada.

Newsletter

Share by: